sábado, 27 de outubro de 2012

VOTE CERTO

Os vereadores foram eleitos. Nossa participação política não se encerrou no voto. O próximo passo é a fiscalização dos vereadores. Vamos às dicas! Para quem não sabe, a Constituição Federal, no artigo 31, parágrafo 3º diz que todos podem ter acesso às contas públicas, que devem ficar à disposição para consulta pela população, inclusive pela internet. As contas públicas podem ser questionadas; As reuniões que acontecem na Câmara de Vereadores são abertas ao público. Você pode acompanhá-las, mas não se manifestar. O dia e horário em que ocorrem podem ser obtidos, por exemplo, no site da câmara do seu Município; A Controladoria Geral da União, através do seu site www.cgu.gov.br, lançou uma cartilha chamada “Olho Vivo no Dinheiro Público – Controle Social”, que pode ser baixada gratuitamente. Serve como guia de aprendizado do exercício desse controle e fiscalização, individualmente ou em organização social, que é meio de participação da população; A consulta periódica ao site da Câmara de Vereadores do seu Município também é meio eficaz para exercer essa fiscalização. Lá devem estar publicados os gastos públicos, os projetos de lei já votados e ainda na fila de votação. Enfim, toda a atividade da Casa. A palavra de ordem é transparência; O cidadão pode comparecer às audiências públicas realizadas pela Câmara Municipal, pela qual são discutidos os assuntos importantes para a comunidade e é um meio legítimo de participação popular, podendo, aí sim, o cidadão manifestar sua opinião, discutir o tema, obter informações, fazer propostas, tirar dúvidas etc.; Participar e divulgar os movimento sociais já existentes, que exercem exatamente essa função de controle e fiscalização, como o Movimento Voto Consciente, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, o Adote um Vereador etc. Neste último, por exemplo, o cidadão escolhe um vereador para acompanhar suas atividades parlamentares e publicá-las em um blog, incluindo os seus comentários (www.adoteumvereadorsp.com.br). Procure um movimento social na sua cidade ou crie um! Envie e-mail diretamente ao vereador. O endereço pode ser obtido no site da Câmara. Cobre suas promessas de campanha e outras necessidades da população. Ele está lá para isso; Utilize as redes sociais para divulgar os trabalhos sociais em prol do controle político, da fiscalização. Denuncie. http://www.votoconsciente.org.br/

JARDIM DE INVERNO

Para amenizar a falta de claridade e ventilação na casa paraense, um jardim de inverno com plantas em vasos.
Quem mora na região amazônica convive com uma taxa de umidade de até 90%. "Chove todos os dias", conta a arquiteta Priscila Matsuda, que há dois anos saiu de São Paulo para trabalhar em Belém e logo notou que teria de lidar com essa característica em seus projetos. Foi o que se deu na reforma da casa térrea adquirida pelo gerente de compras Marcelo Alencar em Ananindeua, região metropolitana da capital paraense. A moradia de 150 m² não tinha muitas aberturas, tornando o interior escuro e úmido. "Sugeri transformar um corredor sem cobertura em um jardim de inverno, uma espécie de respiro e de fonte de luz para os quartos e o estar", diz a arquiteta, que optou por um jardim de vasos, já que Marcelo vive sozinho e não tem tempo de cuidar de plantas.
Para ajudar no escoamento da água da chuva, o contrapiso recebeu manta drenante do tipo bidim e, por cima, seixos brancos e argila expandida. O toque final veio com o muro revestido de filetes de pedra cariri e valorizado pela iluminação especial. "Quando estou na sala, deixo só o jardim aceso. O clima fica aconchegante", fala o morador. Texto Renata S. Faggion (SP) Fotos Antonio Carlos (PA)