domingo, 4 de julho de 2010

Os duelos entre Brasil x Holanda em Copas


Os holandeses ganharam o primeiro confronto da história em 1974, na Alemanha, e os brasileiros venceram o segundo em 1994, nos Estados Unidos. Em 1998, na França, houve empate, mas o Brasil se deu melhor e venceu a semifinal nos pênaltis garantindo a vaga na final contra a França.
No primeiro duelo, o Brasil então defendendo o título mundial acabou perdendo para a Laranja Mecânica, que revolucionou o futebol. Os holandeses venceram por 2 a 0, gols de Neeskens e Cruyff, e foram para a final que perderam para a Alemanha de Beckenbauer.
A Holanda de Rinus Michels entrou em campo com o goleiro Jongbloed, Haan, Van Hanegem, Janssen, Krol, Neeskens (Rinus Israel), Cruyff, Rensenbrink (De Jong), Reep, Rijsbergen e Suurbier. Já o Brasil dirigido por Zagallo jogou com Leão, Zé Maria, Luis Pereira, Marinho Peres e Marinho Chagas; Carpegiani, Valdomiro, Dirceu e Rivelino; Paulo César Caju (Mirandinha) e Jairzinho.
Em 1994, brasileiros e holandeses fizeram o que para muitos foi o grande jogo da Copa dos Estados Unidos. Também válido pelas quartas de final da Copa, o Brasil abriu 2 a 0 com Romário e Bebeto. A Holanda chegou ao empate com Bergkamp e Winter. Mas no final do jogo, Branco deu para a seleção brasileira a classificação para as semifinais.
Dirigido por Carlos Alberto Parreira, o Brasil entrou em campo com Taffarel, Jorginho, Aldair, Márcio Santos e Branco (Cafu); Mauro Silva, Dunga, Mazinho (Raí) e Zinho; Romário e Bebeto. A Holanda de Dick Advocaat jogou com De Goey, Rijkaard (Ronald de Boer), Koeman, Witschge, Wouters, Jonk, Valckx, Van Vossen (Brian Roy), Winter, Bergkamp e Overmars.
Quatro anos depois, novo duelo em Marselha. Ronaldo abriu o placar para o Brasil, mas a três minutos do fim, Kluivert empatou para a Holanda. Nos pênaltis, Taffarel defendeu os pênaltis de Cocu e Ronald de Boer e garantiu o Brasil na final contra a França.
Comandado por Zagallo, o Brasil entrou em campo com Taffarel, Zé Carlos, Aldair, Júnior Baiano e Roberto Carlos; Dunga, César Sampaio, Leonardo e Rivaldo; Bebeto e Ronaldo. A Holanda de Guus Hiddink jogou com Van der Sar, Reiziger, Jaap Stam, Frank de Boer e Jonk; Davids, Ronald de Boer, Cocu e Bergkamp; Kluivert e Zenden.