sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Celular molhado

Já molhou seu celular? Nunca molhei o meu mas conheço alguem que já deixou cair no vaso sanitário (rsrsrsrsrsrsrs) Que descuido! Mas se seu celular ou de um amigo(a) for molhado, siga estas dicas:

Rapidez
Não fique apenas olhando o seu celular dentro da água e imaginando o que fazer. Retire-o imediatamente. Saiba que dez segundos é tempo suficiente para a umidade entrar no aparelho.

Bateria
Tão importante quanto salvá-lo do ‘afogamento’ é remover também a bateria assim que puder. Lembre-se que a água é totalmente maléfica aos aparelhos eletrônicos e por isso é necessário eliminar qualquer tipo de fonte de alimentação.
Destaca-se também que a bateria só deve ser acoplada novamente ao celular assim que o mesmo encontrar-se totalmente seco.

Salve seu cartão SIM (popularmente chamado de chip)
Uma das grandes vantagens desta tecnologia atual encontrada nos celulares, é o fato de que os chips podem ser utilizados em outros aparelhos. Desta forma, as informações contidas nele são preservadas mesmo que o fone não tenha mais jeito. Toda a sua vida social que vem junto com a agenda de telefones estará a salvo. Vale lembrar que deve-se enxugar e guardar chip em segurança.

Formas corretas de secar
Nada de secador de cabelo ou colocar o aparelho na cadeira de sol. Para secar imediatamente e sem perigos adicionais, indica-se o uso de uma toalha ou guardanapo. Se o celular caiu no mar ou em uma privada, o melhor a fazer é lavá-lo novamente, só que desta vez com água limpa, visto que a urina e o sal da praia causam danos irreversíveis ao aparelho.
Água destilada também é muito útil, pois evita oxidação.

Controle as emoções
Mantenha a sua pressa controlada. Apesar de toda ansiedade, você irá precisar de no mínimo, 24 horas até tentar ligar novamente o celular.
Uma curiosa opção de espera até a chegada hora do momento da verdade, é colocar o aparelho em um recipiente de farinha ou arroz cru. Ambos alimentos, possuem propriedades que absorvem a umidade.
Vale colocá-lo também em cima de uma TV ou monitor, estes eletrônicos emitem calor e secam suavemente o celular.

Na hora certa
Assim que você tiver certeza de que o aparelho está seco (observe se o visor está embaçado ou não) é a hora de ligar. Caso não tenhas sucesso na primeira vez, faça uma nova tentativa alguns dias depois. Se realmente não der certo, não tente de forma alguma seca-lo a força, principalmente a bateria, isso pode causar uma explosão.
Leve-o para uma assistência técnica e torça para que ninguém percebe que o acidente foi desta natureza. Normalmente as operadoras não cobrem o vacilo de um celular molhado.

Já molhou ou conhece alguem que molhou o celular? Deixe seu comentário contando como foi ou se tem uma dica deixe também.