domingo, 1 de maio de 2011

O tamanho do dedo anular

Mat Ridley já dizia em seu livro O que nos faz humanos? que o tamanho do dedo anular pode indicar a masculinidade de um homem. Agora, segundo um estudo publicado na revista Biological Sciences, da Royal Society britânica, quanto mais longo for o dedo anular de um homem em comparação com seu dedo indicador, mais atraente ele é considerado pelas mulheres. Os resultados revelam uma conexão entre a exposição fetal dos homens a certos hormônios e o desenvolvimento de determinados traços físicos relacionados com o atrativo sexual.

Estudos prévios mostram que a proporção entre o quarto e o segundo dedo da mão, especialmente da mão direita, é um indicador confiável da exposição de um homem ao hormônio testosterona durante a gestação no ventre materno. No novo estudo, Camille Ferdenzi, da Universidade de Gênova, realizou um experimento no qual 80 mulheres, de idades compreendidas entre 18 e 34 anos, olhavam imagens de 50 homens e davam notas para sua masculinidade e atrativo. Os resultados mostraram que os homens com o dedo anular mais longo obtiveram as pontuações mais altas. Ademais, o atrativo e a simetria facial também estavam muito relacionados.

A relação de tamanho entre o dedo anular e o dedo indicador também serve para avaliar o risco de contrair câncer de próstata, unido a altos níveis de testosterona.