segunda-feira, 14 de maio de 2012

Neymar faz dois e garante tri inédito ao Santos desde a ‘era Pelé’

O Santos confirmou seu amplo favoritismo e conquistou um feito inédito desde os tempos de Pelé. Na tarde deste domingo, o atacante Neymar marcou dois gols e garantiu o tricampeonato paulista ao Peixe, com a vitória por 4 a 2 sobre o Guarani, no estádio do Morumbi.
Depois do triunfo por 3 a 0 no primeiro jogo da decisão, o Alvinegro Praiano poderia até perder por dois gols de diferença neste domingo, mas o camisa 11 não deixou. Assim, o time do técnico Muricy Ramalho conquistou o primeiro título na temporada de seu centenário, tendo também a disputa da Copa Libertadores da América em andamento.
O título é ainda mais impressionante por dar sequência às taças de 2010 e 2011, também levantadas pelo Peixe. Por sinal, o Santos havia sido o último time a ser tricampeão paulista, pois, comandado por Pelé, obteve as glórias em 1967, 1968 e 1969.

Assim que a bola rolou no Morumbi, o Santos deu a entender que exibiria um futebol arrasador na decisão, pois Alan Kardec abriu o placar com um minuto de jogo. Porém, o Bugre mostrou que o jogo seria equilibrado ao empatar pouco depois, com Fabinho. Em seguida, Neymar balançou as redes, e Bruno Mendes respondeu aproveitando falha da zaga alvinegra.
No entanto, no segundo tempo, Neymar marcou mais uma vez e liberou a festa para os mais de 53 mil torcedores que compareceram ao estádio, que também comemoraram o o gol de Alan Kardec nos acréscimos. Já o técnico Muricy Ramalho voltou a brilhar no Morumbi, onde comandou o São Paulo no tricampeonato brasileiro.
O jogo:O Santos ignorou a vantagem que obteve pela vitória no primeiro jogo da decisão e começou em ritmo intenso a partida deste domingo. Assim, logo no primeiro minuto, Neymar dominou na intermediária e rolou na direita para Elano chegar em velocidade na área e tocar rasteiro para o outro lado. O atacante Alan Kardec apareceu no lugar certo para estufar as redes.
Ciente de que não poderia se limitar a defender, o Guarani partiu para o ataque e conseguiu igualar o placar. Aos quatro, Bruno Recife avançou pela esquerda até a linha de fundo e chutou para o meio. Ao ver que Rafael não conseguiu afastar o perigo, Fabinho chutou para empatar o jogo. Imediatamente, o atacante pegou a bola e voltou ao meio-campo, gritando para o time: “Vamos, vamos”.
No entanto, o Bugre não teve tempo de respirar, pois, em seguida, o árbitro Paulo César de Oliveira assinalou pênalti, quando Fábio Bahia tocou a mão na bola em chute de Neymar. Desta forma, aos oito, o camisa 11 do Peixe cobrou no ângulo para recolocar o clube na frente.
Empurrado pelo apoio das arquibancadas, já que a ampla maioria dos torcedores era santista, o time de Muricy Ramalho seguiu apostando na qualidade de seu principal jogador. Neymar fez jogada individual e fez a assistência na direita para Alan Kardec, que chutou, mas a bola desviou na defesa e se perdeu pela linha de fundo.
Para equilibrar a partida, o Bugre adiantou sua marcação e respondeu com jogadas em velocidade. Aos 16, Fabinho correu com a bola pela esquerda e cruzou rasteiro. Durval furou feio, deixando a bola passar por entre suas pernas, e o atacante Bruno Mendes dominou tranquilo para chutar para as redes.
A torcida do interior quase não pôde comemorar o empate, já que, na hora do gol, vários bugrinos brigavam com policiais no setor de arquibancada destinado ao Guarani. Em campo, o Santos perdeu espaço na frente, pois Neymar foi pouco acionado por cerca de dez minutos. O Peixe só voltou a ameaçar quando a Joia recebeu na área e chutou forte, exigindo defesa de Emerson.
Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Alan Kardec também teve atuação decisiva ao marcar os outros dois gols da vitória alvinegra
No entanto, o Guarani deu sua resposta, pois Medina dominou na entrada da área e bateu forte, obrigando Rafael a espalmar para o meio da área. Bruno Mendes surgiu livre para cabecear no rebote, mas nas mãos do goleiro santista. Com Ganso apagado, coube a Neymar sozinho a iniciativa na frente, pela esquerda, batendo na rede pelo lado de fora.
Depois do intervalo, o Santos exibiu outra postura. Ganso recebeu na intermediária e chutou muito perto da trave. Com mais disposição de trocar passes na frente, o Peixe freou o desejo do Guarani de atacar.
Convicta de que o título estava assegurado, a torcida alvinegra começou a cantar “vamos ser tri, Santos”, antes mesmo dos 15 minutos da etapa. Ao constatar a queda de rendimento de sua equipe, Vadão tirou o meia Medina para a entrada de Max Pardalzinho.
Mesmo assim, o Peixe continuou mais perigoso e, depois de cobrança de escanteio, Neymar pegou o rebote na entrada da área, dominou no peito e chutou rasteiro, fraco, facilitando para o goleiro. Aos 23, Elano recebeu na marca do pênalti e concluiu no canto, mas o goleiro saltou para segurar.
Do outro lado, o Guarani avisou ao Santos que ainda poderia vencer o jogo, em cobrança de falta perigosa de Danilo Sacramento, defendida por Rafael, sem que ninguém aproveitasse o rebote.
Porém, o lance não assustou o Peixe, que marcou o terceiro gol, aos 26 minutos. Juan recebeu a bola pela esquerda, fez boa jogada individual na linha de fundo e rolou para trás. Neymar teve a tranquilidade necessária para chutar fora do alcance do goleiro.
A torcida santista emendou a comemoração do gol ao grito de “é campeão”. Os fogos de artifício ainda deixaram o gramado sob fumaça, mas nada que ofuscasse o brilho de Neymar, que comandou o Peixe em mais uma conquista. Nos acréscimos, ainda teve tempo para Alan Kardec driblar o goleiro e chutar para as redes.
O elenco santista fez história neste domingo ao conquistar 1º o tricampeonato paulista após a 'Era Pelé'