quinta-feira, 15 de abril de 2010

Estátua do Cristo Redentor é alvo pichação


Segundo prefeito Eduardo Paes, monumento já está sendo limpo. Polícias Civil e Federal investigam o caso.

Bernardo TabakDo G1, no Rio
Cristo pichadoO braço direito da estátua foi pichada. O prefeito Eduardo Paes informou que a limpeza já começou  (Foto: Marco Antônio Teixeira/Agência O Globo)

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira, admitiu nesta quinta-feira (15) que a estátua do Cristo Redentor amanheceu pichada em parte dos braços. A estátua está coberta de andaimes e com os acessos a turistas fechados, já que houve diversos deslizamentos que interromperam a estrada que leva ao local, durante a chuva que atingiu o Rio.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que a prefeitura já está limpando o monumento. As pichações diziam “Onde está a engenheira Patrícia” e “Quando os gatos saem os ratos fazem a festa”.
De acordo com Paes, a Polícia Federal e a Polícia Civil já estão envolvidas no caso e irão prender o que ele classificou como “criminosos”. Para Paes, o caso é um crime que “lesa a pátria”.
Em março deste ano, uma pichação no túmulo do apresentador de TV Abelardo Barbosa de Medeiros, que ficou conhecido no Brasil inteiro como Chacrinha, também mencionava o desaparecimento da engenheira. A frase dizia “Cadê a eng. Patrícia?”.
Monumento isolado
Com as chuvas, o monumento ficou isolado após deslizamentos interditarem o bondinho do Corcovado e as principais vias que levam à estátua.
Na terça-feira (13), a Secretaria municipal de Obras do Rio informou que pretende liberar as vias de acesso ao Cristo Redentor até o dia 21 de abril, feriado de Tiradentes. De acordo com a secretaria, a Geo-Rio já iniciou o trabalho de limpeza e obras de contenção no Parque Nacional da Tijuca, que inclui as vias que levam ao Corcovado.
Ainda segundo a secretaria, as obras vão durar seis meses e terão foco na desobstrução das vias e na estrada de ferro.
Patrimônio nacional
Símbolo do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor foi tombado definitivamente como patrimônio nacional em dezembro de 2009. 
Desde janeiro deste ano, ele vem passando por uma reforma orçada em R$ 7 milhões.
O monumento, de 38 metros de altura - localizado no Morro do Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca - foi inaugurado em 1931.
A estátua, feita de pedra-sabão, foi eleita uma das novas sete maravilhas do mundo no dia 7 de julho de 2009.