domingo, 10 de fevereiro de 2013

Sem flagras no carnaval: como desativar a marcação de rostos no Facebook


Chega o carnaval e o número de foliões equipados com câmeras digitais e smartphones é maior a cada ano. Sem dúvida, boa parte dessas fotos vão parar no Facebook, que para desespero de alguns reativou o reconhecimento facial. O recurso sugere perfis para as marcações e gera links diretos para a linha do tempo. Prático para quem desejar identificar os amigos, o sistema arrepia os cabelos de quem quer fugir dos flashes indiscretos dos amigos na folia. Mas fique tranquilo, é possível desativar e excluir seu perfil da temida lista. Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram? Mas como funciona? Quando o site reconhece uma pessoa, sugere alguns perfis de usuários cujos dados biométricos (formato do rosto, cor do cabelo ou dos olhos) são compatíveis. Quem publicou a foto confirma se o perfil sugerido é o da pessoa fotografada e pode marcar várias fotos de uma vez. Caso o usuário não bloqueie o recurso, seu perfil será relacionado na lista de sugestões caso se pareça com a pessoa fotografada. Se marcado nas fotos, receberá notificações. E, somente após receber as notificações, poderá excluir a marcação das imagens já publicadas por seus contatos.
Confira o guia definitivo do Facebook no TechTudo Entretanto, membros do Facebook podem evitar o reconhecimento de seus rostos nas fotos de amigos seguindo apenas três passos. O Techtudo ensina como neste rápido tutorial: Passo 1. No ícone de engrenagem no canto superior direito da página do Facebook, clique em “Configurações de Privacidade”. O link levará para um painel de controle. Passo 2. No menu da esquerda, acesse a opção “Linha do Tempo e Marcações”. Passo 3. No painel, o Facebook faz três perguntas chave sobre segurança. Na terceira (Como eu faço para gerenciar as marcações que as pessoas adicionam e as sugestões de marcações?) está o caminho para o bloqueio. Ao ser questionado sobre quem pode ver as sugestões de marcações quando as fotos parecidas com o usuário forem carregadas, basta substituir a resposta padrão “Amigos” por “Ninguém”. Feito isso, a lista de sugestões automáticas irá ignorar o perfil do usuário, que não será visto por ninguém.
O usuário pode editar as configurações do Facebook e evitar o reconhecimento facial por dados biométricos (Foto: Reprodução/Facebook) Antes do reconhecimento facial, era preciso marcar cada foto individualmente mesmo se o usuário carregasse 25 fotos com a mesma pessoa. Isso podia levar muito tempo. Com a mudança, o Facebook agrupa fotos semelhantes para que o usuário possa aplicar uma marcação a várias fotos em apenas uma etapa, sugerindo os nomes de amigos que possam estar nas fotos. O Facebook foi acusado de violação de privacidade na Alemanha por causa do recuso que usa dados das fotos dos usuários, sem permissão. Alguma dúvida sobre o Facebook? Comente no Fórum do TechTudo! Melissa Cruz Para o TechTudo