sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Dor no estômago e diárreia?


Você pode estar com uma gastroenterite virótica (uma virose, como os médicos costumam tratar) causada pela absorção de certos vírus.
O vírus entra no estômago e intestino e inflama as mucosas destes órgãos, que ficam temporariamente incapazes de exercer suas funções. O vírus pode fazer também com que o alimento se mova mais rapidamente através do canal gastrintestinal (provocando a diarreia).
Algumas bactérias e outros pequenos organismos chamados protozoários podem causar infecções que apresentam sintomas semelhantes aos da gastroenterite.
Os sintomas podem ser fadiga, arrepios, perda do apetite, náusea, vômitos, dor no estômago, diarreia, febre baixa e dores musculares.
A gastroenterite dura mais ou menos de um a três dias. No entanto, levará de 1 a 2 semanas para que seus hábitos intestinais voltem completamente ao normal.
O ideal é que você procure o seu médico. que provavelmente vai verificar os sintomas e pedirá exames de laboratório, quando necessário, para eliminar a possibilidade de doenças mais sérias e para detectar complicações, como a desidratação.

Siga uma dieta alimentar rigorosa:
- Paes branco, biscoito água e sal, cereais refinados cozidos, macarrão e arroz branco;
- Banana-maçã e prata, maça sem casca ou raspada, purê de frutas, frutas sem casaca ou assadas, sucos coados;
- Batata, cenoura, chuchu e abobrinha cozidos, em forma de purê ou creme, em sucos e sopas;
- Leites industrializados à base de soja. Leite pobre ou isento de lactose;
- Bifes tenros, frango sem pele, peixe, clara de ovo;
- Sobremesas feitas com pouco açúcar, gelatinas, sobremesas à base de frutas.

Evite:
- Alimentos que provocam gases, como feijão, repolho e cebola, que causam desconforto, espasmos e inchaço;
- Alimentos com muita fibra, como frutas e vegetais, casca das frutas e vegetais e cereais integrais de difícil digestão;
- Hortaliças folhosas cruas, brócolis, abóbora , milho, couve-flor, pepino, pimentão etc. hortaliças preparadas na manteiga, gratinadas, fritas, com molhos gordurosos ou maionese.
- Leite, principalmente se você apresentar intolerância ao açúcar do leite (lactose);
- Líquidos com muito açúcar, como refrigerantes e sucos;
- Café e outras bebidas contendo cafeína. A cafeína rouba os líquidos necessários do corpo;
- Sopas muito diluídas. Embora freqüentemente recomendadas como líquidop, elas não tem o teor nutritivo necessário e normalmente contém muito sódio.

Até ir ao médico:
- Mantenha a hidratação, através da ingestão de muito líquido com pouco açúcar e pouco sódio;
- Experimente a sopa de cereais ou uma solução de reidrataçao oral comercial;
- Continue a se alimentar normalmente, optando por alimentos suaves ricos em amido (cenoura, tapioca etc.);
- Não institua uma dieta de líquidos claros, nem jejue para descansar o intestino;
- Evite os grãos com muitas fibras, alimentos que provoquem gases e certamente leite,se você tiver intolerância à lactose;
- Exclua líquidos com alto teor de açúcar, como sucos de frutas e refrigerantes gasosos doces. Não de refrigerante dietético às crianças;
- Coma e beba líquidos, alguns goles de cada vez, mesmo se estiver com náuseas vomitando. Isso ajudará a encurtar o curso da diarréia. Beba sempre pequenas quantidades de líquido, ao invés de grandes quantidades de uma única vez. Muito de uma só vez pode provocar vômitos. Essencialmente, você deve beber líquido suficiente para repor o que perdeu.

Fonte(s):

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/YiydPKgTKTA" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>