quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Cabañas leva tiro na cabeça no México

Carrasco de brasileiros, atacante do América foi baleado em um bar. Esposa diz que jogador foi vítima de tentativa de assalto.


O atacante Salvador Cabañas, do América do México, levou um tiro na cabeça na madrugada de domingo para esta segunda-feira. Segundo o presidente do clube, Michel Bauer, o paraguaio foi vítima de uma tentativa de assalto em um bar na Cidade do México. Mas a Procuradoria Geral de Justiça negou a possibilidade, pois nenhum pertence do atleta foi levado.

De acordo com a imprensa local, o estado do carrasco de Flamengo e Santos na Libertadores de 2008 é grave. Mas Bauer tentou tranquilizar a torcida e os familiares do paraguaio.

- Ele chegou consciente ao hospital, respondeu bem às perguntas que fizeram. Mas não podemos especular absolutamente nada agora.

O dirigente afirmou que Cabañas estava acompanhado da esposa, María Alonso Mena, e de alguns amigos no “Bar Bar”. Segundo ela, o marido foi baleado quando entrava no banheiro, após uma tentativa de assalto, por volta das 5h30m (horário local).

- Quiseram assaltá-lo, foi o que confirmou sua esposa. Não foi nenhuma briga, nenhuma confusão - afirmou Bauer.
Miguel Ángel Mancera, procurador geral de justiça da Cidade do México, disse que duas pessoas já foram presas como suspeitas do crime.

- Seu estado de saúde é muito delicado. Ele está na unidade de terapia intensiva do hospital - informou Mancera.

Cabañas é o principal jogador da seleção paraguaia, que se classificou para a Copa do Mundo e caiu no Grupo F, ao lado de Itália, Nova Zelândia e Eslováquia. A estreia será em 14 de junho contra a Azzurra. O atacante estava no grupo que defendeu o Paraguai na Copa de 2006.

Aos 29 anos, Cabañas tem no currículo a artilharia da Libertadores em 2007 e 2008, quando ficou famoso no Brasil por ter ajudado o América a eliminar Flamengo e Santos com gols decisivos.

Mas, recentemente o jogador virou vilão no time mexicano: perdeu um pênalti contra o Monterrey e viu o América ficar sem a vaga na Libertadores deste ano. Segundo a imprensa europeia, Cabañas estava perto de se transferir para o Sunderland
, 13º colocado no Campeonato Inglês.

A imagem de Cabañas baleado no bar tem sido divulgada por sites mexicanos





Confusão após jogo no sábado

No sábado, Cabañas foi vítima  de outra agressão. Menos grave, mas que poderá gerar problemas no futebol mexicano. Após a derrota de 2 a 0 do América para o Morelia, um torcedor atirou uma pedra de gelo no paraguaio.

Os torcedores do Morelia, que jogava em casa, seguraram o responsável pela agressão e o entregaram à polícia, com medo de o estádio do clube ser fechado por causa da confusão.



Flamengo sendo humilhado pelo ídolo paraguaio Cabañas Ortega, q nos fez rir e nos proporcionou uma alegria imensa.

Envelhecimento

O envelhecimento é o nosso tema de hoje.

Entende-se por envelhecimento as alterações fisiológicas que ocorrem ao longo do tempo em organismos multicelulares. Para detalhar mais um pouco, tais alterações acontecem nas moléculas e nas células que acabam por prejudicar o funcionamento dos órgãos e do organismo em geral. Pode-se dividir as causas de tal período levando em consideração a genética, o estilo de vida e o ambiente em que uma pessoa vive. 

A genética explica o envelhecimento através da divisão das células (mitose), relata que nesse processo de divisão as seqüências de DNA se encurtam fazendo com que haja a perca progressiva da capacidade de renovação. O estilo de vida que uma pessoa leva pode contribuir bastante para o seu envelhecimento como, por exemplo, o sedentarismo que faz com que um indivíduo acumule gorduras, açúcares no organismo dificultando a ação dos órgãos. O ambiente também favorece ou não a longevidade de um indivíduo, já que a poluição, o abastecimento sanitário precário, o excesso de trabalho e outros fatores podem aumentar a probabilidade de envelhecimento precoce. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde é considerado idoso qualquer pessoa a partir de 60 anos de idade, mas vale lembrar que tal consideração é avaliada segundo o envelhecimento fisiológico, o que não impede uma pessoa de ser social e intelectualmente ativo. A saúde intelectual e física nesse processo é de grande valia. Esses podem ser equilibrados através de atividades sociais e de lazer que não deixa com que o indivíduo, em fase de envelhecimento, se sinta excluído da sociedade e incapaz de exercer funções. 

Os principais problemas que ocorrem durante o período de envelhecimento são os danos no sistema nervoso central, que comprometem a memória tornando-a mais fraca com o passar do tempo, e problemas psicológicos. A expressão “envelhecimento ativo” tem crescido consideravelmente, assim como o número de seus adeptos. Trata-se de envelhecer priorizando, além de atividades sociais, as afetivas, profissionais e amorosas. Essas atividades preenchem o dia dos idosos deixando-os ocupados e tornando-os presas mais difíceis aos problemas de saúde e psicológicos.
Por Gabriela Cabral