segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Crianças sem escola

Nas grandes cidades, é comum ver crianças nas ruas, fazendo malabarismo, vendendo doces ou pedindo esmola. Podia ser meu filho , pensam alguns. Mas há uma pergunta mais importante a fazer: por que esses meninos e meninas não estão na escola, estudando? 

No Brasil, 600 mil crianças e adolescentes estão fora das salas de aula. E mesmo entre os que estão matriculados, há muito problemas: 28% faltam muito e não podem ser considerados alunos de fato, com uma jornada mínima de cinco horas diárias de estudo. 

As principais causas da não-escolarização estão em questões familiares e culturais, envolvimento com drogas, trabalho precoce e falta de transporte e documentos , diz Maria Lúcia Vieira, da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 

MUDE ESSA REALIDADE 

Com uma conversa 
Se você conhece quem não deixa os filhos irem à escola, explique que a educação é assegurada pela Constituição. Um pai ou mãe que impede os filhos de ir à escola pode até ser preso! 

Com um telefonema 
Avise o Conselho Tutelar se encontrar um jovem no farol, dormindo em praças ou cuidando sozinho dos irmãos menores quando deveria estar na escola. Ligue gratuitamente para o número 100 e peça o telefone do Conselho mais próximo de sua casa. 


Com seu voto 
Vote em candidatos comprometidos com uma educação pública de qualidade. Lembre-se de que este é um ano de eleições municipais em todo o país: sua escolha pode fazer a diferença. 

À PROCURA DOS EXCLUÍDOS 

Em Xapuri, no Acre, funcionários da Secretaria de Educação percorrem a floresta amazônica em busca de crianças que ficam em casa. No seringal Iracema, eles conseguiram convencer um senhor a matricular todos os filhos na Escola Municipal Novo Horizonte.