quinta-feira, 23 de junho de 2011

A erupção do vulcão Puyehue - Zoom - Fotos marcantes do Brasil e do Mundo – iG

As intensas chuvas que começaram a cair nesta segunda-feira na zona da erupção do vulcão Puyehue, no sul do Chile, aumentam o risco de avalanches com o material expelido, advertiram as autoridades chilenas.
As chuvas, que começaram a cair na tarde de hoje, podem deslocar o material expelido pelo vulcão para os cursos d''água e aumentar o risco de avalanches na região, explicou o governador da província de Los Ríos, Juan Andrés Varas.
"Ao chover, há um aumento razoável do risco de ocorrer um lahar (fluxo de material sólido) ou avalanche", advertiu Varas. As autoridades restringiram o acesso às zonas sob risco de avalanche, como o vale do rio Gol-Gol, ao sul do Puyehue. "Foi ordenado o fechamento deste vale e há restrição absoluta de acesso", destacou Varas.
Até o momento, cerca de 4 mil pessoas foram retiradas de várias localidades próximas ao vulcão, cuja erupção começou no sábado passado.
Nesta segunda-feira, a coluna de cinzas e gases emanada pelo Puyehue baixou de dez para sete quilômetros, enquanto a atividade sísmica se mantinha estável, segundo os especialistas.
"Estamos em uma fase de erupção moderada, com um comportamento relativamente estável", informou o chefe da Rede Nacional de Vigilância Vulcânica do Serviço Nacional de Geologia e Mineração, Jorge Muñoz.
O vento mudou de direção e a nuvem de cinzas segue agora para a Argentina, tal como ocorreu no início, quando as cinzas cobriram Bariloche.

A erupção do vulcão Puyehue - Zoom - Fotos marcantes do Brasil e do Mundo – iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário