Participação do Brasil na Copa do Mundo 1998
Consciente que a seleção que havia conquistado a Copa do Mundo 1994 não havia empolgado, apesar do título, o técnico Zagallo montou uma equipe mais ofensiva. Na primeira fase o Brasil garantiu a classificação logo nos dois primeiros jogos com vitórias de 2x1 sobre a Escócia e 3x0 sobre o Marrocos. No terceiro jogo, já classificada, a seleção brasileira perdeu de 2x1 para a Noruega.
Nas oitavas-de-final uma vitória fácil de 4x1 sobre o Chile de Salas e Zamorano. Já nas quartas-de-final o jogo foi mais difícil, e o Brasil passou pela Dinamarca com 3x2 e gols de Rivaldo (2) e Bebeto. A semi-final contra a Holanda foi o jogo mais disputado. No tempo normal empate de 1x1 com gol brasileiro de Ronaldo. A prorrogação foi emocionante, mas terminou sem gols. Nos pênaltis, o Brasil venceu por 4x2 com grande performance do goleiro Taffarel.
Esperava-se que a final contra a anfitriã França fosse um jogo tão emocionante quanto a semi-final contra a Holanda. Porém, o que se viu foi uma seleção brasileira totalmente dominada, que não ofereceu perigo contra a França, e foi derrotada por 3x0. Grande confusão e polêmica cercaram os bastidores deste jogo devido ao fato de Ronaldo, o principal jogador brasileiro na ocasião, ter passado mal com convulsões no dia e ido ao hospital fazer exames. Inicialmente cortado para o jogo, Ronaldo foi ao estádio depois do hospital e acabou jogando. Muitos culpam o treinador Zagallo por ter escalado Ronaldo mesmo tendo convulsões no dia. Até hoje não se sabe ao certo o que aconteceu com Ronaldo, nem o quanto esse episódio contribuiu para a derrota do Brasil.
Os campeões da Copa do Mundo 1998
A França contava com uma das seleções mais fortes de sua história em 1998, rivalizando com a geração de 1982-86 liderada por Platini. Desta vez, o grande craque era o atacante Zinedine Zidane. Os franceses também tiveram um sistema defensivo muito bem montado e a boa fase do goleiro Barthez.
Os franceses passaram a primeira fase com 3 vitórias: 3x0 África do Sul, 4x0 Arábia Saudita, 2x1 Dinamarca. Depois, passaram pelo Paraguai (1x0), pela Itália nos pênaltis, e na semi-final pela surpreendente Croácia por 2x1. No jogo final, a França dominou o Brasil com surpreendente facilidade e venceu por 3x0, com dois gols de Zidane e um de Petti.
Tabela e jogos da Copa do Mundo 1998
Primeira fase:
Grupo A - 1o Brasil, 2o Noruega, 3o Marrocos, 4o Escócia.
Grupo B - 1o Itália, 2o Chile, 3o Áustria, 4o Camarões.
Grupo C - 1o França, 2o Dinamarca, 3o África do Sul, 4o Arábia Saudita.
Grupo D - 1o Nigéria, 2o Paraguai, 3o Espanha, 4o Bulgária.
Grupo E - 1o Holanda, 2o México, 3o Bélgica, 4o Coréia do Sul.
Grupo F - 1o Alemanha, 2o Iugoslávia, 3o Irã, 4o EUA.
Oitavas-de-final:
Brasil 4x1 Chile
Dinamarca 4x1 Nigéria
Holanda 2x1 Dinamarca
Argentina 2(4)x2(3) Inglaterra
Itália 1x0 Noruega
França 1x0 Paraguai
Alemanha 2x1 México
Croácia 1x0 Romênia
Quartas-de-final:
Brasil 3x2 Dinamarca
Holanda 2x1 Argentina
França 0(4)x0(3) Itália
Croácia 3x0 Alemanha
Semi-finais:
Brasil 1(4)x1(2) Holanda
França 2x1 Croácia
3o Lugar
Croácia 2x1 Holanda
Final:
França 3x0 Brasil
Curiosidades da Copa do Mundo 1998
Se por um lado todos estavam confiantes na estrutura montada para a Copa do Mundo 1998, muitos duvidavam da empolgação que ela teria entre os franceses. Realmente, a reação dos franceses não foi estusiasmada no começo da competição, porém à medida que a França avançava, eles ficavam cada vez mais empolgados. As comemorações pela conquista da sua primeira Copa do Mundo foram para brasileiro, argentino ou italiano nenhum botar defeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário