Desde crianças somos ensinados a lavar as mãos antes de comer, tomar banho pelo menos duas vezes ao dia, escovar os dentes sempre depois de uma refeição e assim por diante. Ensinamentos de higiene levamos para a vida e tentamos ao máximo nos manter limpos.
Existem as pessoas que não ligam muito para a limpeza e aquelas que são totalmente maníacas e não conseguem ver nenhuma sujeira. A higiene pessoal é capaz de ser controlada por nós, mas mesmo assim ainda há lugares do nosso corpo que são sujos, mas a limpeza de um ambiente nem sempre está em nossas mãos, ainda mais quando esse ambiente é compartilhado com outras pessoas. Se você é um maníaco por limpeza essa lista te deixará assustado com os lugares mais sujos que existem e que você provavelmente frequenta, se não diariamente, com uma certa frequência.
1 - Escritórios
O seu ambiente de trabalho pode não ser tão limpo quanto você pensa. Por mais que exista um cuidado com a limpeza do ambiente, pesquisas feitas pela Universidade do Arizona mostraram que a quantidade de moléculas de trifosfato de adenosina excedem a norma permitida em três vezes. Escritórios são o lar de mais de 10 milhões de bactérias, ou seja, 400 vezes mais do que em um assento de vaso sanitário. E dentro do escritório ambientes como cozinha e sala de descanso são mais suscetíveis a terem micro-organismos que podem provocar doenças.
2 - Supermercados
uase todo mundo tem o hábito semanal ou diário de ir ao supermercado. Não é de se espantar que esses lugares sejam infestados de germes. Pesquisadores de Michigan encontraram em suas pesquisas estafilococo e fungos, tanto nos carrinhos como nos alimentos vendidos. Como os produtos passam por várias mãos diariamente, o recomendável é sempre lavá-los e, no caso de frutas e legumes, jogar a parte ruim fora.
3 - Aviões
Um ambiente fechado como um avião é cheio de micro-organismos. Tanto na mesinha dobrável, quanto no bolso do banco foram encontrados estafilococos. Além desses dois lugares, as saídas de ar-condicionado no avião também são cheias de micro-organismos que podem provocar doenças. Então levar lenço umedecido para limpar as superfícies é um pouco insuficientes. Outra descoberta dos cientistas é que a água que é usada para servir chá ou café, ou mesmo ela pura, também não é das mais seguras de se beber.
4 - Piscinas
Quem gosta de um bom banho de piscina de vez em quando tem que ficar atento a algumas coisas. Esse lugar é propício para a proliferação de bactérias especialmente a E. coli, que causam desidratação, espasmos gástricos, náusea, diarreia e perda de peso. Se você sentir um cheiro estranho vindo da piscina é um alerta para não entrar, porque quando ela está em bom estado não deve haver cheiro nenhum.
5 - Restaurantes
Lugares sujos não se resumem a banheiros. Bares, restaurantes e cafés têm uma das coisas mais sujas que é exatamente o cardápio. Em um centímetro da superfície vivem mais de 185 mil bactérias. Outro lugar que é casa de bactérias são as rodelas de frutas que vêm junto com a comida ou drinks. Funcionários podem nem sempre lavar as frutas corretamente ou suas mãos, o que faz com que essas rodelas sejam infectadas com patógenos.
6 - Academias
Um paradoxo grande é a academia, um lugar que as pessoas vão buscar saúde mas que está cheio de vírus e bactérias. Sapatos sujos nos vestiários, toalhas molhadas e outros itens. Tudo isso contribui para a proliferação desses agentes causadores de doenças. Onde pode-se encontrar mais são nos exercícios de cardio como esteira, bicicleta e os que que têm seus corrimões e guidões infestados de suor e bactérias.
7 - Aeroporto
Avião pode ser um dos meios de transporte mais seguros do mundo, mas aeroportos são lugares cheios de bactérias que podem ser prejudiciais a saúde. As superfícies planas desses lugares, como por exemplo os totens de registro, os corrimãos das escadas e aquelas caixas de plástico para colocar seus pertences são super infestadas. Essas caixas têm uma concentração de micróbios maior que botões de descarga.fatosdesconhecidos.com.br