A Alemanha, que havia organizado a Copa do Mundo de 1974 na Alemanha Ocidental, agora voltava a sediá-la como país unificado. Os alemães, que são uma potência econômica, fizeram uma Copa do Mundo rica, como estádios modernos e alto investimento.
Em campo destacaram-se os europeus, com a Itália tetracampeã, França em segundo, Alemanha em terceiro e Portugal em quarto. Os anfitriões alemães, que começaram a competição desacreditados, tiveram uma campanha empolgante que entusiasmou seus torcedores apesar de não conquistar o título. O craque francês Zinedine Zidane brilhou mais uma vez, chegou a mais uma final de Copa do Mundo e foi eleito o melhor jogador da competição, apesar da sua expulsão bizarra no jogo final. Quem também brilhou foi Portugal, comandada pelo técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari, chegando a uma semi-final depois de 40 anos. A grande decepção foi a seleção brasileira, que era uma das favoritas, mas teve desempenho apático e foi eliminada nas quartas-de-final.
Participação do Brasil na Copa do Mundo 2006
Depois de uma brilhante participação na Copa das Confederações em 2005 o Brasil foi para a Copa do Mundo 2006 como um dos favoritos. Esperava-se da seleção brasileira uma futebol bonito e envolvente, mas o que se viu foi um time apático e apagado com alguns jogadores fora de forma, como Ronaldo Fenômeno visivelmente acima do peso. Na primeira fase o Brasil passou com 4 vitórias: 1x0 Croácia, 2x0 Austrália e 4x1 Japão. Nas oitavas-de-final os brasileiros se classificaram com 3x0 sobre Gana. Já nas quartas-de-final a seleção brasileira foi totalmente dominada pela França e perdeu por 1x0. O gol francês saiu de uma cobrança de falta, na qual cada brasileiro marcou um adversário, exceto Roberto Carlos que ficou de cócoras ajeitando a meia e deixando Henry livre para marcar.
Os campeões da Copa do Mundo 2006
Em uma Copa do Mundo na qual se destacou o futebol europeu, venceu o jogo típico da Itália de forte marcação e eficiência. Com uma defesa forte, a Itália também contou com o goleiro Gianluigi Buffon em ótima fase. A Itália chegou na final com a França com os seguintes resultados: 2x0 Gana, 1x1 EUA, 2x0 República Tcheca (1a fase), 1x0 Austrália, 3x0 Ucrânia e 2x0 Alemanha. O título foi conseguido com vitória sobre a França nos pênaltis por 5x3, depois de empate de 1x1 no tempo normal e prorrogação.
Tabela e jogos da Copa do Mundo 2006
Primeira fase:
Grupo A - 1o Alemanha, 2o Equador, 3o Polônia, 4o Costa Rica.
Grupo B - 1o Inglaterra, 2o Suécia, 3o Paraguai, 4o Trinidad e Tobago.
Grupo C - 1o Argentina, 2o Holanda, 3o Costa do Marfim, 4o Sérvia e Montenegro.
Grupo D - 1o Portugal, 2o México, 3o Angola, 4o Irã.
Grupo E - 1o Itália, 2o Gana, 3o República Tcheca, 4o Estados Unidos
Grupo F - 1o Brasil, 2o Austrália, 3o Croácia, 4o Japão.
Grupo G - 1o Suíça, 2o França, 3o Coréia do Sul, 4o Togo.
Grupo H - 1o Espanha, 2o Ucrânia, 3o Tunísia, 4o Arábia Saudita.
Oitavas-de-final:
Alemanha 2x0 Suécia
Argentina 2x1 México
Itália 1x0 Austrália
Ucrânia 0x0 Suíça (3x0 nos pênaltis)
Inglaterra 1x0 Equador
Portugal 1x0 Holanda
Brasil 3x0 Gana
França 3x1 Espanha
Quartas-de-final:
Alemanha 1x1 Argentina (4x2 nos pênaltis)
Itália 3x0 Ucrânia
Portugal 0x0 Inglaterra (3x1 nos pênaltis)
França 1x0 Brasil
Semi-finais:
Itália 2x0 Alemanha
França 1x0 Portugal
3o Lugar
Alemanha 3x1 Portugal
Final:
Itália 1x1 França (5x3 nos pênaltis)
Curiosidades da Copa do Mundo 2006
Uma das grandes polêmicas da Copa do Mundo de 2006 foi o peso de Ronaldo Fenômeno. Estaria ele gordo? Apesar de visivelmente pesado, Ronaldo negava veemente que estava gordo, e ficava irritado quando questionavam seu peso. O peso de Ronaldo foi mantido em segredo durante a Copa do Mundo.
O que chamou atenção nessa copa a pessima preparação da seleçao Brasileira envolvida no ja ganhou fora de campo, um jogador que foi protagonista de uma perda de copa em 1998 na frança,Ronaldo fenômino ganhou 2002 e achou que nao precisava mais fazer nada pelo brasil,com suas inrreverentes respostas, Ronaldo que ja ajudou a perder e quando ganhou devia lembrar:Você Ronaldo nao fez mais que a obrigaçao, outros personagens como Roberto Carlos esquecendo de disputaro lance que tirou nos da copa, do senvergonha do Felipão que deixou o Brasil pra treinar Portugal ali estava no auge, esses personagens anos depois vc podem avalia los melhor, pra mim péssimos todos eles.