sábado, 19 de janeiro de 2013
Calcinha Preta
Calcinha Preta é uma banda de forró eletrônico brasileira, formada em Aracaju, Sergipe, em 8 de Dezembro de 1996[1] pelo empresário e compositor Gilton Andrade e seu irmão Wilamis Andrade. É conhecida pelo seu característico forró romântico, pelos shows superproduzidos, figurinos arrojados e pelas inúmeras formações que teve ao longo de sua história. Grande parte dos sucessos do grupo são na verdade versões de clássicos de rock e pop internacional. A banda já adaptou, por exemplo, sucessos de nomes como U2, Scorpions, Heart, Bruno Mars, Beyoncé, George Michael, Kansas, Angra, dentre vários outros. No decorrer de sua trajetória, a banda foi influenciada também por outros estilos, como o calipso, o arrocha, o sertanejo e o brega. No entanto, o teor romântico ainda prevalece, sendo a maioria das letras sobre amor e
relacionamentos.
Possui uma extensa discografia de 27 volumes dentre álbuns de estúdio e ao vivo e a videografia da banda possui 4 DVDs oficiais e alguns outros promocionais (bootlegs de menor produção). Estima-se que o Calcinha Preta tenha vendido cerca de dez milhões de cópias em quase dezessete anos de carreira discográfica.
Apesar de já ser um fenômeno no Nordeste desde o início dos anos 2000 e sempre arrastar multidões aos shows, o auge da banda se deu em 2009, quando alcançou o reconhecimento nacional ao emplacar o sucesso "Você Não Vale Nada", composição de Dorgival Dantas, na novela "Caminho das Índias", da Rede Globo de Televisão. Após a exposição gerada pela presença na trilha sonora da novela, a banda se apresentou, ainda em 2009, ao lado do cantor Roberto Carlos no especial de fim de ano promovido anualmente pela Rede Globo, além de ter participado em vários outros programas da emissora, como o Domingão do Faustão e o Programa da Xuxa. O sucesso a nível nacional também possibilitou ao Calcinha Preta internacionalizar sua agenda. Nos anos seguintes à novela, o grupo chegou a fazer mini-turnês por Estados Unidos, Europa (apresentando-se principalmente para brasileiros residentes nessas localidades) e África lusófona.
Ao longo dos anos, a banda sempre renovou seu quadro de cantores, o que gerou a identificação dos fãs com integrantes específicos ou formações inteiras em diferentes épocas. No entanto, as constantes mudanças também geram muita confusão e torna difícil acompanhar a história da banda baseando-se em seus membros. Atualmente, o Calcinha Preta conta com 3 cantores: Silvânia Aquino (a mais antiga no grupo), Dennis Nogueira e Jobson Mascarenhas. No entanto, cantores como Daniel Diau (hoje na indústria musical Gospel) e Paulinha Abelha (hoje na dupla Paulinha Abelha e Marlus) são lembrados como alguns dos mais marcantes membros do Calcinha Preta. Curiosamente, a banda tornou-se notória por sempre contar com integrantes cabeludos muito antes de Wesley Safadão (Garota Safada) virar o símbolo das longas madeixas no forró. Os cabelos e as vozes de nomes como Berg Rabelo, Raied Neto, Marlus Viana e o carismático Bell Oliver são recordados com saudosismo pelos fãs.
Integrantes
Cantores
Silvânia Aquino
Dennis Nogueira
Jobson Mascarenhas
[editar]Ex-integrantes (cantores)
Luciana - vol.01 ao vol. 03
Sidney - vol.01 ao vol.04
Alexandre Mello - vol.03 e vol.04
Jennifer Martins - vol. 03 ao vol. 09
Malba - vol.05
Daniel Diau - vol.04 ao vol.07 e vol.10 ao vol.18 - DVD 1,2 e 3
Rogério - vol.04 ao vol.06
Paulinha Abelha - vol. 5 ao vol. 22 - DVDs 1,2 e 3
Raied Neto - vol.06 ao vol.19 - DVD 1,2 e 3
Berg Rabelo - Vol.07 ao Vol.11 - DVD 1
Vanessa - vol.8
Karla Lins - vol. 08
Amara Barros - 2002
Marlus Vianna - vol.12 ao 13 e vol.18 ao 21 - DVD 3
Berg Lima - vol.18 - DVD 3
Cláudio Livier - vol.19
Mirella Vieira - vol.20
Michelle Menezes - vol.20 ao 21
Bell Oliver - vol.20 ao 25 - DVD 4
Anajara Gouvêia - vol. 21 ao 26 - DVD 4
Ramón Costa - vol. 23 ao 25 - DVD 4
Assinar:
Postagens (Atom)