O início do ano letivo não tem que ser chato! Você pode aproveitar essa ocasião para retomar os estudos, criar novos laços de amizade e adquirir mais conhecimento. Para sobreviver ao primeiro dia, organize-se, compre os materiais e acorde na hora certa para se arrumar. Por fim, tenha uma atitude positiva e nada vai dar errado!
Separe uma ou duas roupas para a primeira semana. Você não precisa renovar todo o guarda-roupa, mas é bom separar algumas peças para vestir no primeiro dia e se sentir mais confiante. Se a escola é mais liberal em relação ao uso do uniforme, compre ou escolha algo legal, desde que seja adequado para a ocasião.[1]
Lembre-se de seguir o código de vestimenta da escola.
Se não tem dinheiro para comprar roupas novas, combine as que já tem para criar algo novo, vá a um brechó ou peça emprestado aos amigos e parentes.
Compre os materiais escolares necessários. Vá a uma papelaria ou um supermercado e compre pastas, lápis, cadernos e outros materiais. Em caso de dúvida, acesse o site da escola, converse com um vendedor na loja, ligue para a secretaria ou faça uma pesquisa na internet.[2]
Você pode precisar de materiais específicos para algumas aulas, como o transferidor para matemática ou um atlas para geografia.
Não precisa comprar uma mochila ou lancheira nova todo ano, a menos que os materiais velhos estejam gastos ou com defeito.
Imagem intitulada Survive the First Day of School Step 3
3
Faça alguns testes na semana anterior à volta às aulas. Se tiver tempo, separe um dia para fazer a simulação: deite-se e acorde na hora certa e siga todos os hábitos normais dos dias letivos. Vá para a escola para calcular o tempo do trajeto e, se possível, entre no prédio para se familiarizar com as salas.
Algumas escolas fazem dias de orientação para os alunos que estão chegando ou trocando de nível (do ensino fundamental ao médio, por exemplo). Esses eventos ajudam aqueles que estão perdidos.
Ajuste o seu horário de dormir de 10 a 15 dias antes do primeiro dia. Tente se deitar no horário dos dias letivos cerca de duas semanas antes do início do ano. Se você tiver algum problema de insônia, acorde mais cedo para ficar cansado na hora certa.
Adote uma rotina de descanso consistente, incluindo horário para escovar os dentes, desligar os aparelhos eletrônicos e relaxar. Se necessário, leia um livro ou ouça músicas relaxantes para preparar o corpo.
Converse com os seus pais se você tiver medo de sofrer bullying ou assédio na escola. Independentemente da situação — se está trocando de escola ou se vai ficar na mesma —, o bullying é um problema sério. Caso fique ansioso, triste ou com medo, converse com os seus pais ou alguém de confiança sobre o que está acontecendo. Peça ajuda ao diretor ou terapeuta da escola antes de o ano letivo começar.
Se tem algum amigo próximo, converse com ele sobre o assunto. Assim, ele vai poder ajudar a evitar situações desagradáveis.
Se sofrer bullying durante o ano letivo, mesmo que pela internet, não tenha medo de conversar com um professor ou terapeuta da escola. Essa pessoa vai fazer o possível para ajudar a encontrar uma solução para o problema.