Takanobu Nishimoto, um consultor de moda de 50 anos de idade, começou um interessante e promissor negócio a partir de sua casa em Tóquio, no Japão no ano de 2012. O serviço chamado 'Ossan Rental' consiste em clientes podendo contratar, por cerca de 9 dólares a hora, um homem de meia-idade para cuidar dos afazeres domésticos, oferecer conselhos de vida e até ouvir seus problemas.
'Ossan' é um termo depreciativo para descrever os "tios" japoneses. Esses homens frequentemente são ridicularizados e estereotipados. Eles são descritos como homens com suas barrigas de cerveja e hábitos de higiene duvidosos. Uma das intenções de Nishimoto com a sua empresa seria dissipar esses rótulos negativos vinculados a esses homens de meia-idade.
Segundo Nishimoto, os clientes da Ossan Rental possuem necessidades variadas. Enquanto alguns buscam conselhos de negócios, carreira e amor, outros simplesmente querem companhia para ir ao cinema, bares ou shows, por exemplo. Assim como alguns clientes procuram a empresa para auxiliar em mudanças ou para fingir que os 'tiozões' são seus namorados, quando querem despistar alguém.
Inicialmente, eu achava que os homens jovens que procuravam conselho compunham a maior parte da clientela, mas eram mulheres de seus 20 a 50 anos", contou Nishimoto. Segundo o empresário, a segurança de seus clientes é assegurada por uma criteriosa seleção dos candidatos a "ossan". Uma verificação do registro criminal dos candidatos é uma das averiguações obrigatórias para integrar a equipe do japonês. Nishimoto ainda estabelece contratos de um ano para estes homens.
As regras
Os "Ossan" são proibidos de tocarem os clientes ou fazer qualquer coisa que possa resultar em algum tipo de intimidade. Caso seja descoberto algo do tipo, o Ossan é descredenciado imediatamente. Para o empresário japonês, os homens maduros possuem muita experiência de vida para compartilhar e podem ser de muita ajuda para outras pessoas. Por mês, a agência recebe cerca de 900 reservas. Isso gera ganhos ao Ossan de cerca de 888 dólares.
Atualmente, a empresa de Nishimoto já possui cerca de 80 colaboradores. E isso é um grande volume, se você pensar que até pouco tempo ele era o único a trabalhar em sua própria empresa. A popularidade dos serviços dos Ossan foi tamanha que já surgiram no Japão, ao menos, outras 3 empresas oferecendo este tipo de serviço. "Os próprios 'Ossan' também crescem através desse papel. Ou eles ganham mais confiança, aperfeiçoam sua imagem ou aprendem lições da vida de outras pessoas", completou o empresário.
Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.