Para ser confiável, a medição precisa ser feita em um aparelho validado e calibrado
A medição da pressão pelo paciente em casa é um fator importante no tratamento da hipertensão, alerta a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Ela permite acompanhar as variações dos valores e pode servir de base para ajustes no tratamento da doença. Isso porque muitos pacientes apresentam elevação da pressão durante as consultas com o médico, ocasionada pela tensão ou ansiedade, o que dificulta uma correta avaliação do caso.
Para ser confiável, a medição precisa ser feita em um aparelho validado e calibrado. Recomenda-se que ele seja verificado pelo menos uma vez por ano para ver se está funcionando adequadamente. "Deve-se dar preferência aos aparelhos digitais de braço", diz o cardiologista Antonio Carlos Bacelar Nunes Filho, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Como muitas pessoas apresentam pressão ligeiramente diferente em cada braço, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) aconselha que a medição seja feita sempre no mesmo membro.
Faça uma breve pausa de 5 minutos antes de iniciar o processo. Sente-se em um local calmo, com o braço no qual será feita a medida apoiado em uma mesa, na altura do coração. As costas devem estar apoiadas na cadeira e os pés encostados no chão.
A bexiga deve estar vazia e recomenda-se não fumar, se alimentar ou tomar café ao menos 30 minutos antes da medida, indica a SBEM.
veja tambem:
http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/04/25/um-quarto-dos-brasileiros-sofre-de-pressao-alta-saiba-mais-sobre-a-doenc