Embora alguns sinais possam ser decorrentes de outras patologias menos perigosas do que o câncer, diante da menor suspeita devemos consultar um especialista para obter um diagnóstico precoce.O câncer de mama é uma doença crônica que se desenvolve quando as células do tecido mamário crescem de forma anormal.
É um dos cânceres mais comuns nas mulheres, e embora também possa afetar aos homens, é a segunda causa de morte nesta população.
Ainda que o tratamento e os métodos de prevenção tenham avançado, continua sendo um dos mais agressivos devido a sua fácil proliferação.
As células malignas conseguem se movimentar pelos vasos sanguíneos e linfáticos e, quando não são tratas de forma oportuna, afetam outras partes do corpo.
Devido a isso, é fundamental saber como a doença se manifesta em suas etapas iniciais e quando é conveniente consultar um médico para fazer exames específicos.
Hoje queremos revelar 9 sintomas que, embora possam surgir em decorrência de outras doenças, não devem ser descartados como possíveis sinais.
Descubra-os!
1. Massas nos seios podem ser sinais de câncer de mama
O surgimento repentino de massas ou pequenas protuberâncias nos seios e axilas é um sinal que deve ser analisado de forma minuciosa, preferivelmente com a ajuda de um profissional.
Este sintoma é comum nas pacientes com câncer de mama, dado que a doença afeta os processos inflamatórios e a atividade do sistema linfático.
No entanto, muitas vezes são nódulos benignos, causados por uma infecção ou cistos.
2. Sangramentos anormais
Os sangramentos anormais são um sintoma comum naquelas que sofrem de desequilíbrios hormonais. Apesar disso, é fundamental dar-lhes atenção, sobretudo quando surgem de forma incomum.
No caso do câncer de mama, muitas mulheres podem sofrer um leve sangramento em um ou em ambos os mamilos.
Se este for o caso, o melhor é solicitar exames médicos o antes possível.
3. Alterações na pele dos seios
4. Afundamento do mamilo
Toda mulher deve analisar seus seios de forma regular e, depois de uma observação cuidadosa, deve avaliar se os mamilos apresentam alguma anormalidade.
A retração ou afundamento de um ou de ambos é um sintoma evidente de tumores nas mamas.
5. Dor e sensibilidade
Nas etapas iniciais deste tipo de câncer é muito raro sentir dor ou sensibilidade ao apalpar os seios.
No entanto, conforme avança o crescimento das células, este sintoma começa a se manifestar de forma recorrente.
Embora não possamos descartar que seu surgimento se deva por causa do câncer, é preciso levar em conta que também é comum pela tensão pré-menstrual, a mastite e as mudanças hormonais bruscas.
6. Secreções incomuns
As secreções nos seios podem surgir durante a etapa da amamentação ou ser produto de uma infecção nos mamilos.
No entanto, um grande número de pacientes com este tipo de câncer apresenta este sintoma quando a doença avança.
Nestes casos, detecta-se uma secreção de cor transparente, branca ou amarelada que, muitas vezes, libera um odor desagradável.
7. Mudanças no tamanho das mamas
O crescimento anormal das células no tecido mamário pode causar mudanças no tamanho, seja em uma ou em ambas as mamas.
Se alguma delas parece estar inflamada ou tem um tamanho diferente do normal, isso é suficiente para solicitar uma consulta médica.
8. Perda de peso repentina
As mulheres que perdem peso de forma repentina e inexplicável devem se preocupar.
Embora para algumas possa parecer um benefício, por trás disso pode estar escondido um transtorno grave.
A presença de células malignas afeta a atividade metabólica do corpo e, ao causar deficiências nutricionais, leva à perda alarmante de peso.
9. Fraqueza e cansaço
No entanto, ela deixa de ser algo normal quando ocorre de forma repentina e recorrente, inclusive quando são mantidos hábitos de vida saudáveis.
Manter este estado indica que algo não está bem no corpo e, provavelmente, a energia está sendo usada para combater este problema.
Você identifica um ou vários sintomas em seu corpo? Se este for o caso, consulte um médico para receber a atenção adequada o antes possível.
Lembre-se de que quanto mais rápido for feito o diagnóstico, maior é a chance de sucesso do tratamento.