Devotos relatam graças obtidas com orações à padroeira do Brasil
Eventos em toda a região serão celebrados em homenaem à santa
Hoje até pode ser a data em que muitas crianças recebem presente dos pais, mas, para os católicos, desde 1953, é o momento de celebrar o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, conhecida mais por Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Feriado nacional desde 1980, a celebração deste ano começou no dia 3, com a novena à padroeira, que terminou ontem. Durante todo este sábado haverá programação especial em comemoração à festa litúrgica no evento "Cenáculo com Maria 2013 - Sacrário vivo levando Amor", coordenado pela Renovação Carismática Católica, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro.
Devoto da santa desde criança, o coordenador provincial da Juventude Missionária, Alisson Gusmão Antonio, 21 anos, teve a seu exemplo os próprios familiares, que sempre tiveram como referência a imagem da santa em todos os momentos, inclusive viagens. "Minha mãe carregava a imagem de Nossa Senhora junto da bíblia aonde íamos", conta. No dia 15 de fevereiro de 2001 não foi diferente: voltando da Serra do Mar para Sarandi, onde a família mora até hoje, o eixo da roda dianteira da caminhonete F1000 que seu pai dirigia quebrou, o automóvel rodou na pista e capotou. "Na hora minha mãe gritou 'Nossa Senhora Aparecida nos projeta!' e na mesma hora a caminhonete parou de capotar. Esse é o exemplo da nossa fé, é o principal milagre que eu acredito", lembra.
Havia seis pessoas no momento, ninguém morreu, mas sua irmã mais velha ficou paraplégica. "Ela ficou 15 dias na UTI. Na época várias pessoas fizeram promessa para Nossa Senhora e fomos cumprindo conforme ela melhorava", observa. Quando foram verificar o estado do veículo, encontraram um ímã de geladeira com a imagem da santa no chão da caminhonete, que guardam até hoje. Depois de três meses no hospital, Letícia Gusmão Antonio voltou para casa junto da família que, a partir de então, teve a fé redobrada.
O imobiliarista Eurico Shimizu, 47, teve sua devoção intensificada em 2010, quando passou por momentos difíceis com os familiares. Desde então, cada pequena graça ele credita à santa – a última delas foi a concretização de um sonho antigo, de fundar o novo prédio da imobiliária que fundou há 20 anos, objetivo alcançado este ano. Em agradecimento, Shimizu construiu no último andar uma capela para Nossa Senhora Aparecida e, logo após a inauguração, foi com a esposa, Rita Shimizu, 48, à Aparecida do Norte agradecer. Embora o feito seja recente, Rita conta que a fé na santa a acompanhou também quando fez uma cirurgia há 15 anos. "Eu tinha um problema cardíaco e os médicos na época disseram que eu não ia sobreviver", diz. Sobreviveu para também conferir de perto outra graça que diz ter recebido quando o filho teve meningite bacteriana. "Ele entrou em coma e depois, com a medicação, voltou. Foi algo inexplicável, se não fosse a bênção eu não sei", recorda.
Uma das graças recebidas na Vila Esperança, em Maringá, foi a concretização da paróquia Nossa Senhora Aparecida, construída há 12 anos, na praça que também recebe o nome da padroeira. "Antes, era só uma capela e batalhamos para conseguir construir a paróquia. É uma necessidade e se não trabalharmos em cima da fé as pessoas se afastam", comenta José Claudecir Conte, 58, tesoureiro de paróquia e devoto da santa. Desde a construção, os fiéis não passam um ano sequer sem celebrar: este ano haverá a missa da padroeira às 10h na igreja e no domingo um almoço especial aberto à comunidade. Em média são 400 pessoas que frequentam a igreja semanalmente.
CATOLICISMO
123 milhões de brasileiros são católicos, segundo o último Censo do IBGE, de 2010. É a religião com mais adeptos no País.
Ana Luiza Verzola
..ilumina a mina escura e funda o trem da minha vida... (:
'..me disseram, porém que eu viesse aqui prá pedir de
Romaria e prece paz nos desaventos..'