Em 1966 os "inventores do futebol" aproveitaram a grande chance de finalmente conquistar a Copa do Mundo, uma vez que ela foi disputada em casa. A Copa do Mundo de 1966 contou com brandes craques como os brasileiros Pelé e Garrincha, o alemão Beckenbauer, o português de origem moçambicana Eusébio e o inglês campeão do Bobby Charlton.
Participação do Brasil na Copa do Mundo 1966
A participação brasileira na Copa do mundo de 1966 foi uma das piores da história. O Brasil foi eliminado logo na primeira fase com vitória de 2x0 para a Bulgária, e derrotas de 3x1 para Hungria e 3x1 para Portugal.
Apesar de contar com grandes talentos, o Brasil sofreu com uma preparação desorganizada com indefinições e excesso de jogadores. Taticamente o Brasil tentou aceitou e foi envolvido pelo jogo de mais velocidade dos europeus, ao invés de impor seu estilo mais técnico e cadenciado.
Os campeões da Copa do Mundo 1966
Depois de participações decepcionantes, o ingleses finalmente sagraram-se campeões mundiais em 1966. A partida final contra a Alemanha Ocidental terminou empata no tempo normal em 2x2. Na prorrogação os ingleses venceram por 2x0 com um primeiro gol que até hoje é motivo de polêmicas, no qual a bola pegou to travessão, bateu no solo e então voltou ao campo de jogo. Até hoje há controvérsias sobre se a bola realmente entrou no gol.
Tabela e jogos da Copa do Mundo 1966
Primeira fase:
Grupo 1 - 1o Inglaterra, 2o Uruguai, 3o México, 4o França.
Grupo 2 - 1o Alemanha Ocidental, 2o Argentina, 3o Espanha, 4o Suíça.
Grupo 3 - 1o Portugal, 2o Hungria, 3o Brasil, 4o Bulgária.
Grupo 4 - 1o URSS, 2o Coréia do Norte, 3o Itália, 4o Chile.
Quartas-de-final:
Inglaterra 1x0 Argentina
Portugal 5x3 Coréia do Norte
Alemanha Ocidental 4x0 Uruguai
URSS 2x1 Hungria
Semi-finais:
Inglaterra 2x1 Portugal
Alemanha Ocidental 2x1 URSS
3o Lugar
Portugal 2x1 URSS
Final:
Inglaterra 4x2 Alemanha Ocidental
Curiosidades da Copa do Mundo 1966
A grande zebra da Copa do Mundo de 1966 foi a seleção da Coréia do Norte, que conseguiu passar para as quartas-de-final eliminando a Itália na primeira fase com uma vitória de 1x0. Nas quartas-de-final os coreanos ainda deram trabalho à grande seleção portuguesa de Eusébio ao vender caro a derrota por 5x3.