Pela primeira vez os brasileiros puderam ver a Copa do Mundo transmitida a cores para a televisão. E além das cores os brasileiro puderam ver uma seleção de grandes craques, liderados por Pelé, que ganharia a Copa do Mundo pela terceira vez e com isso obteria a posse definitiva da taça Jules Rimet.
A Copa do Mundo de 1970 contou com outras grandes seleções além do Brasil, como a Inglaterra, Alemanha de Beckenbauer e Itália. Houve jogos épicos como Brasil 1x0 Inglaterra na primeira fase e Itália 4x3 Alemanha na semi-final. Porém, as temperaturas elevadas e altitude beneficiaram o jogo mais cadenciado praticado pelo Brasil.
Participação do Brasil na Copa do Mundo 1970
O Brasil teve uma participação brilhante na Copa do Mundo 1970, sagrando-se campeão vencendo todas as partidas. Na primeira fase o Brasil começou goleando a Tchecoslováquia por 4x1, e no jogo seguinte venceu a Romênia por 3x2. O último jogo da primeira fase foi contra os ingleses, campeões da Copa do Mundo anterior, e decidiu a primeira colocação do grupo em uma partida épica e muito disputada na qual o Brasil venceu por 1x0. Nas quartas-de-final o Brasil derrotou a seleção do Peru, cujo técnico era o grande craque brasileiro Didi, pelo placar de 4x2. Nas semi-final, em um jogo de muita tensão contra os antigos rivais uruguaios, o Brasil venceu por 3x1. A final foi contra a Itália, que como o Brasil também já havia ganho duas Copas do Mundo, de modo que o vencedor levaria em definitivo a Taça Jules Rimet. O primeiro tempo terminou empatado em 1x1, mas na fase final a seleção brasileira dominou o jogo em venceu por 4x1. Com essa conquista o Pelé fechava com chave de ouro sua participação na seleção brasileira, a qual contou com outras grandes estrelas como Rivelino, Jairzinho o Furacão da Copa, Gérson, Tostão entre outros.
Os campeões da Copa do Mundo 1970
Depois do fiasco de 1966 a seleção brasileira fez uma preparação caprichada para a Copa do Mundo 1970. Enquanto os europeus chegaram ao México pouco antes da Copa do Mundo, os brasileiros foram bem antes para se preparar e aclimatar. A boa preparação do Brasil foi decisiva, com a seleção brasileira decidindo todos jogos no segundo tempo. Ao contrário da Copa do Mundo de 1966 quando o Brasil entrou no jogo corrido dos europeus, em 1970 os brasileiros cadenciaram bem mais. Isso tornou as partidas lentas, e alguns até as consideraram sonolentas, mas o efeito prático foi incontestável. Além de toda a boa preparação os brasileiros pegariam Itália na final que vinha de um jogo extenuante contra a Alemanha Ocidental no qual venceram por 4x3 na prorrogação. O Brasil saiu na frente com um gol de cabeça de Pelé, mas deixou a Itália empatar ainda no primeiro tempo. Mais uma vez os brasileiros decidiram a partida no segundo tempo, desta vez com 3 golaços de Gerson, Jairzinho e Carlos Alberto. Assim o Brasil conquistou de forma brilhante sua terceira Copa do Mundo e obteve a posse definitiva da taça Jules Rimet.
Tabela e jogos da Copa do Mundo 1970
Primeira fase:
Grupo 1 - 1o URSS, 2o México, 3o Bélgica 4o El Salvador.
Grupo 2 - 1o Itália, 2o Uruguai, 3o Suécia, 4o Israel.
Grupo 3 - 1o Brasil, 2o Inglaterra, 3o Romênia, 4o Tchecoslováquia.
Grupo 4 - 1o Alemanha Ocidental, 2o Peru, 3o Marrocos, 4o Bulgária.
Quartas-de-final:
Uruguai 1x0 URSS
Itália 4x1 México
Brasil 4x2 Peru
Alemanha Ocidental 3x2 Inglaterra
Semi-finais:
Brasil 3x1 Uruguai
Itália 4x3 Alemanha Ocidental
3o Lugar
Alemanha Ocidental 1x0 Uruguai
Final:
Brasil 4x1 Itália
Curiosidades da Copa do Mundo 1970
Na final da Copa de Mundo de 1970 o Brasil quebrou o tabu de que o time que abria o marcador era derrotado no final. Em 1950 o Brasil saiu na frente, mas foi derrotado por 2x1 pelos uruguaios. Em 1954, 1958, 1962 e 1966 as seleções da Hungria, Suécia, Tchecoslováquia e Alemanha começaram ganhando, mas todas acabaram derrotadas para Alemanha, Brasil, Brasil e Inglaterra, respectivamente. Em 1970 o Brasil marcou o primeiro gol e acabou campeão com vitória de 4x1, quebrando esse tabu.