Em um esforço para promover a conscientização sobre os efeitos terríveis de abuso do uso da droga metanfetamina, autoridades de Oregon, EUA, liberaram as fotos de diversos criminosos que faziam o uso constante da substância, mostrando ao mundo o quão rápido os efeitos colaterais atuam.
A droga ficou ainda mais conhecida no mundo após a famosa série de sucesso, Breaking Bad, apesar de especialistas em drogas dos Estados Unidos afirmarem que desde o início dos episódios, em 2008, uma diminuição nos casos de dependência da substância foi registrada.
O uso da droga causa uma destruição considerável na aparência física dos usuários. Algumas fotos chegam a ser chocantes, como forma de convencer os possíveis usuários a abandonar o vício.
Fotos chocantes mostraram como droga metanfetamina destruiu a aparência física dos usuários criminosos. Imagens foram divulgadas em tentativa de conscientizar as pessoas sobre o uso.
De acordo com pesquisas, a metanfetamina altera fisicamente a aparência facial, através dos efeitos colaterais físicos e psicológicos.
O uso da substancia também pode causar acne generalizada, além de uma coceira extrema, resultando em pequenas feridas e cicatrizes faciais.
A cor de pele pálida pode ser explicada pelo stress físico e doenças frequentes comuns de um viciado em metanfetamina, que é causada pela droga por enfraquecer o sistema imunológico.
A droga também causa diversos problemas dentários, além da sensação constante de boca seca e bruxismo (ranger de dentes).
O avançado envelhecimento precoce é a combinação dos diversos problemas de pele e perdas de massa muscular facial, aliadas a decadência dos cuidados alimentares e de higiene.