sábado, 10 de novembro de 2012

A História do Riacho Grande


A área ocupada atualmente pelo Distrito do Riacho Grande foi, desde o século XVI, atravessada por caminhos que ligavam o planalto ao litoral paulista, sediando as pousadas e ranchos, hoje desaparecidos, que serviam aos viajantes. A antiga Vila do Riacho Grande, da qual se originou a sede do atual distrito, se formou nas proximidades da Estrada Velha de Santos a partir da linha colonial do Rio Grande, área que, assim como boa parte de todo o distrito, desde 1927, está parcialmente ocupada pelas águas da Represa Billings.
No final do século XIX, além da linha do Rio Grande, o governo imperial instalou na região do atual distrito as linhas coloniais de Bernardino de Campos, Campos Sales, Rio Pequeno, Voluntários da Pátria, Capivari e Curucutu, sendo que as três últimas deram origem aos bairros de mesmo nome. Dessa maneira, os imigrantes europeus que se instalaram nestes núcleos, deram início à efetiva ocupação da região, dedicando-se inicialmente à extração da madeira e à venda de carvão. Logo depois a região se transformaria no berço da indústria moveleira são-bernardense, sediando as primeiras fábricas de móveis e serrarias.
Localiza-se também na região o Bairro dos Finco, estabelecido a partir do local onde se instalou, em 1889, a família do italiano Fortunato Finco. Ali, construiria uma serraria, posteriormente transformada em fábrica de cadeiras.
Criado oficialmente em 1948, o Distrito do Riacho Grande abriga atualmente, além do bairros Rio Grande (sede) e Finco, os dez bairros rurais de São Bernardo do Campo: Alto da Serra, Capivari, Curucutu, Imigrantes, Rio Pequeno, Santa Cruz, Tatetos, Taquacetuba, Varginha e Zanzalá. 24 de Dezembro , é a data da comemoração da criação do Distrito de Riacho Grande, foi estabelecida através da Lei nº 5448 de 09 de novembro de 2005 pelo prefeito Willian Dib, a citada lei determina que as comemorações ocorram, preferencialmente nos primeiros dias de Dezembro. Devido ao intenso desenvolvimento experimentado pela região metropolitana paulista no início do século XX, era necessário um aumento na oferta de energia elétrica. Os engenheiros de São Paulo Railway, Light & Power Co., empresa que tinha concessão para exploração de energia elétrica na região, decidiram então utilizar o desnível de mais de 700 metros da Serra do Mar para a construção de uma usina hidrelétrica em sua base.
A maioria dos rios existentes na região não corriam em direção ao mar, como seria desejável para seu aproveitamento hidrelétrico. Assim, fez-se necessária sua inversão e represamento, obra que ficou a cargo do engenheiro Asa White Billings, especialista no assunto. Uma vez represadas, as águas dos rios Grandes e das Pedras seriam então conduzidas por túneis ligados à Casa das Válvulas, de onde partiam os tubos adutores que atingiam Cubatão, já ao nível do mar. Esta primeira etapa do projeto, que originou o reservatório do Rio das Pedras, começou a operar em 1926, com uma potência de 44 mil KW. Logo em seguida foi iniciada a construção dos diques e barragens do reservatório que hoje leva o nome de Billings. Este seria majoritariamente alimentado por outros rios da bacia do Tietê, como o Pinheiros, e inundaria, até a década de 40, uma área de 121 Km2.
Retendo até 1,2 bilhões de metros cúbicos de água, a represa Billings alimenta através de um canal de 1,8 Km de comprimento, o reservatório do Rio das Pedras, na orla da serra, onde estão as tomadas de água na Usina Henry Borden. Atualmente, a capacidade total de produção do complexo é de 890 mil KW e a represa possui mais de 1 trilhão de litros d'água.
Todos os direitos autorais ,textos, imagens , obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem à www.riachogrande.net

Como Fazer Unha Decorada para Festas

As Unhas Decoradas para Festas possuem vários modelos diferentes e dedicadas a diferentes estilos de festas, eventos e ocasiões. Você pode decorar sua unha para festa de diversas maneiras e usar a criatividade para fazer modelos exclusivos. Confira como fazer Unhas Decoradas para Festa passo a passo você mesmo e arrase na próxima festa.
Quando uma mulher tem que ir a alguma festa ou casamento a primeira coisa que ela pensa é sobre o que vai vestir, calçar, o que vai fazer no cabelo, maquiagem e unhas, e com tanto detalhes resolvemos trazer as Unhas Decoradas para Festa que por sinal são as mais procuradas e nos próximos posts vamos fazer dos demais detalhes para você saber como ir perfeita para festa. Os modelos de Unhas Decoradas para Festa são bem diferenciados, são modelos para todos os gostos e estilos, e hoje você mesmo consegue fazer em casa ou em qualquer outro lugar que você esteja. Mas tem muita gente que ainda prefere ir aos salões porque não tem muita pratica, mas se você nunca pegar pratica nunca vai aprender. Por isso separamos algumas dicas de como fazer Unha Decorada para Festa passo a passo, veja que não é difícil assim como a maioria das mulheres pensam, e se você seguir tudo certinho você consegue ter um ótimo resultado. Abaixo você tem passo a passo como fazer unhas para festas Decoradas, portanto, confira e veja como fazer na sua unha, assim quando você precisar você pode fazer. Siga os passos a seguir: - O modelo das unhas decoradas de festa depende muito de cada pessoa, tem gente que não gosta de modelos muito chamativos e já tem outras pessoas que gostam; - Você vai começar fazendo sua unha normalmente, tirando a cutícula se necessário e lixando se necessário; - Próximo passo é você ter em mãos os adesivos com os desenhos porque eles são uma alternativa bem melhor do que você desenhar na própria unha, e sem contar que a cartela contendo 10 adesivos é baratinho, em torno de 5 reais você acha modelos com strass e bem delicados; - Faça sua unha normalmente, quando o esmalte estiver quase secando você cola o adesivo. Mas antes disso você tem que recortar o excesso do mesmo; - Depois que você colou passe um extra brilho por cima para finalizar, e pronto suas unhas estão prontas para você ir a qualquer festa. Separamos agora alguns vídeos ensinando o passo a passo de como fazer as unhas decoradas para festas, assim facilita o seu aprendizado na hora de fazer, pois por mais experientes que somos com uma bagagem de centenas de unhas feitas, quando se trata de um modelo novo sempre da um certo trabalho devido as variadas técnicas que podemos usar. Assista os vídeos abaixo com algumas dicas e o passo a passo para você fazer a sua unha para festa: http://unhasdecoradas.me