A 14a edição da Copa do Mundo foi realizada na Itália de 8 de Junho a 8 de Julho de 1990. Apesar de seleções favoritas chegarem às semi-finais - Itália, Alemanha, Inglaterra e Argentina - A Copa do Mundo de 1990 na Itália contou com a surpresa da seleção de Camarões, que alcançou as quartas-de-final. O Brasil, renovado depois do final da brilhante geração de 1982/86, não era mais favorito, e foi eliminado nas oitavas-de-final.
Destaques da Copa do Mundo 1990
Pode-se considerar como destaques dessa Copa craque italiano Roberto Baggio, Maradona e o artilheiro Caniggia pela Argentina, Matthäus e Klinsmann pelos campeões alemães, o habilidoso Stojković pela Iugoslávia e Roger Milla por Camarões.
Participação do Brasil na Copa do Mundo 1990
Depois das derrotas da seleção brasileira em 1982 e 1986 o discurso era que o Brasil teria um “futebol de resultados” liderado pelo técnico Sebastião Lazaroni. Infelizmente, o tal “futebol de resultados” acabou sendo eliminado nas oitavas-de-final pela Argentina, a pior participação brasileira desde 1966.
Na primeira fase o Brasil se classificou com 3 vitórias: 2x1 Suécia, 1x0 Costa Rica e 1x0 Escócia. Apesar de não apresentar um futebol empolgante, estava dando resultados. Nas oitavas-de-final o Brasil pegou a Argentina, que havia se classificado apenas na repescagem das seleções que ficaram em terceiro lugar na primeira fase. O Brasil teve muitas oportunidades desperdiçadas, até que aos 35 minutos do segundo tempo, em um conta-ataque liderado por Maradona, Caniggia marcou o gol da vitória da Argentina.
Apesar do Brasil ter sido eliminado pela forte seleção da Argentina, que chegaria à final, alguns fatores fora do campo contribuíram para a derrota brasileira. O ataque da seleção brasileira não estava definido, sendo disputado entre as duplas Careca-Muller e Bebeto-Romário. O clima de muita liberdade nas “concentrações” e treinamentos, com fácil acesso de familiares e empresários, provavelmente também contribuiu para desviar o foco da conquista da Copa do Mundo. Aliado à tudo isso, também houve desgastes com discussões financeiras entre jogadores, comissão técnica e dirigentes sobre premiação. Essa seleção brasileira foi apelidada de “era Dunga”, pois teria muita marcação e pouca técnica. Tal apelido foi injusto tanto com o próprio Dunga, que não era desprovido de técnica, tanto com a própria seleção, que contava com muitos jogadores talentosos.
Os campeões da Copa do Mundo 1990
A Alemanha sagrou-se tricampeã Mundial na Itália (igualando a quantidade de conquistas de Brasil e Itália até então) liderada por jogadores da qualidade de Matthäus e Klinsmann. O começo da Alemanha na Copa do Mundo 1990 foi arrasador com 4x1 sobre a forte seleção da Iugoslávia e 5x1 sobre os Emirados Árabes. No último jogo da primeira fase apenas um empate de 1x1 com a Colômbia do folclórico goleiro Higuita. Nas oitavas-de-final os alemães superaram a grande seleção holandesa de Gullit e Van Basten por 2x1. Depois, a Alemanha derrotaria a Tchecoslováquia por 1x0 e a Inglaterra nos pênaltis para chegar à final contra a Argentina. O jogo final foi de muita cautela, com a Alemanha sagrando campeã com um gol de pênalti aos 40 minutos do segundo tempo.
Tabela e jogos da Copa do Mundo 1990
Tabela e jogos da Copa do Mundo 1990
Primeira fase:
Grupo A - 1o Itália, 2o Tchecoslováquia, 3o Áustria, 4o Estados Unidos.
Grupo B - 1o Camarões, 2o Romênia, 3o Argentina, 4o URSS.
Grupo C - 1o Brasil, 2o Costa Rica, 3o Escócia, 4o Suécia.
Grupo D - 1o Alemanha Ocidental, 2o Iugoslávia, 3o Colômbia, 4o Emirados Árabes.
Grupo E - 1o Espanha, 2o Bélgica, 3o Uruguai, 4o Coréia do Sul.
Grupo F - 1o Inglaterra, 2o Irlanda, 3o Holanda, 4o Egito.
Oitavas-de-final:
Itália 2x0 Uruguai
Irlanda 0x0 Romênia (5x4 nos pênaltis)
Iugoslávia 2x1 Espanha
Argentina 1x0 Brasil
Alemanha Ocidental 2x1 Holanda
Tchecoslováquia 4x1 Costa Rica
Inglaterra 1x0 Bélgica
Camarões 2x1 Colômbia
Quartas-de-final:
Itália 1x0 Irlanda
Argentina 0x0 Iugoslávia (3x2 nos pênaltis)
Alemanha Ocidental 1x0 Tchecoslováquia
Inglaterra 3x2 Camarões
Semi-finais:
Argentina 1x1 Itália (4x3 nos pênaltis)
Alemanha Ocidental 1x1 Inglaterra (4x3 nos pênaltis)
3o Lugar
Itália 2x1 Inglaterra
Final:
Alemanha Ocidental 1x0 Argentina
Curiosidades da Copa do Mundo 1990
A semi-final entre Argentina e Itália aconteceu em Nápoles, cidade onde Maradona era um grande ídolo. Maradona tentou chamar a torcida de Nápoles para a Argentina, declarando que o resto da Itália tinha preconceito contra essa cidade que é uma das mais pobres do país. Porém, a tática de Maradona não deu certo, e Nápoles apoio incondicionalmente a seleção da Itália. No estádio a faixa: “Maradona você está em nosso coração, mas Itália é nosso coro”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário