Com mais de 80% de suas obras concluídas, a Arena da Amazônia, que receberá quatro partidas da Copa do Mundo de 2014, pode ter um uso diferente. O desembargador Sabino Marques, presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, sugeriu que o local seja utilizado como triagem de presos após o fim da competição de seleções. Entre suas justificativas para a sugestão está a afirmação de que o número de detentos abrigados por Manaus é o dobro do possível e que o uso do estádio facilitaria o trabalho
"Pode ser a Arena da Amazônia ou outro local como o Povos da Amazônia (Centro Cultural). O certo é que temos esse vácuo, essa lacuna (falta de espaços para triagem). E, se tem um espaço vazio, vamos ocupar. É o primeiro momento. Nós temos mais áreas, mas a ideia central é um centro de triagem. Ninguém vai ficar deitado na grama. Vamos ter uma equipe multidisciplinar cuidando desses presos", afirmou Marques.
O desembargador ainda explicou o surgimento da ideia, que veio do fato de que, no momento, o Amazonas tem 5 mil presos a mais da capacidade limite.
"Agora veio à tona, que não é novidade, que tem presos a mais e precisamos de um espaço para fazer essa triagem. Então é utilizar esses espaços ociosos para a triagem e colocar uma equipe multidisciplinar com promotor, juiz, defensor, entre outros. Temos que um local de triagem, até porque a polícia tem um papel de prender, se for o caso, os juízes decretam prisões, e as pessoas antes de ir para o presídio, passam por 48h, 72h, até ser encaminhada para o presídio", declarou.
Sabino Marques ressaltou que, mesmo com o uso para fins esportivos, ainda haverá espaços ociosos na Arena da Amazônia.
"Até torço, passando a Copa, que sirva para outras atividades de atendimento à saúde e educação, por exemplo. Mas, mesmo levando em conta que vai ser para a prática esportiva, eu creio que terá espaços extremamente ociosos", e completou, "Como esta situação é muito salutar e circula rapidamente com as redes sociais, a sociedade, quando tiver dúvida, pode me perguntar. Não dizer que está se voltando ao regime Pinochet (ditador que governou o chile) e que eles (detentos) vão ficar dormindo na grama".
A Secretaria de Justiça do Amazonas e a Unidade Gestora do Projeto Copa no Amazonas (UGP Copa) informaram, através de suas assessorias de imprensa, que não vão se pronunciar por ainda não terem recebido nenhum comunicado oficial referente ao assunto
Yahoo Esporte Interativo
Nenhum comentário:
Postar um comentário