quinta-feira, 4 de outubro de 2012
Inchaços nas pernas: Um sinal de alerta
É comum algumas mulheres perceberem no final do dia que suas pernas, pés ou tornozelos, estão inchados e doloridos. Em vias de regra, qualquer situação, dor e inchaço é um alerta de que alguma coisa anormal está acontecendo no organismo.
Se os membros inferiores incham, é devido à má circulação nessa região. Alguma inflamação que pode ser até em outra parte do corpo, está impedindo a irrigação dos vasos sanguíneos, provocando o inchaço.
Os fatores que contribuem são vários, variam de pessoa para pessoa e é importante que cada pessoa identifique o que está acontecendo com seu corpo. As mulheres, por fatores hormonais, já lideram o ranking no grupo de riscos de problemas circulatórios nos membros inferiores.
Principais motivos de inchaço
Os principais motivos de inchaço nas pernas são problemas de varizes, doenças cardíacas e renais e as chamadas osteoarticulares que são as doenças que se manifestam nos músculos e ossos.
Ficar muito tempo numa mesma posição seja sentada ou em pé, também provoca má circulação devido a baixa movimentação do sangue nos membros.
Medidas simples que ajudam no alivio dos sintomas
- Procurar manter uma rotina de sono. Dormir às 8 horas recomendadas por noite.
- Deitar de forma relaxada colocando as pernas um pouco mais altas que o corpo. Não pode ser muita alto, apenas um pouco acima da altura do coração. (um travesseiro baixo é o apoio ideal para os pés).
- Ainda deitada, pode fazer exercícios, em movimentos de contração dos pés e panturrilha ao mesmo tempo. Esses movimentos fazem com que o sangue retorne às veias mais rápido.
- Moderar o uso do sal nos alimentos é de suma importância, pois sal contribui para a retenção de líquidos no organismo.
- A atitude mais sensata a ser tomada, se os sintomas persistirem apesar das medidas tomadas é procurar um médico para descobrir as causas e tratá-las adequadamente.
http://www.diariofeminino.com/saude/vida-saudavel/materias/inchacos-pernas-pes-tornozelos/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário